sexta-feira, 14 de novembro de 2014

DE EXAMINAR PARA AVALIAR, UM TRÂNSITO DIFÍCIL, MAS NECESSÁRIO


O autor destaca neste texto que para que haja uma mudança qualitativa no processo de ensino-aprendizagem é necessário mudanças na conduta do professor dentro da sala de aula.
Todavia, transitar de hábitos relativos ao exame para hábitos referentes à avaliação não é fácil para este profissional da educação;
Primeiramente, padrões de compressão e conduta foram impostos ao modelo escolar por séculos passados e que atualmente não se enquadram no modelo escolar que precisamos diante destes novos tempos. Os exames praticados nas escolas trazem consigo uma carga negativa, controla, ameaça e castiga os alunos, sua utilização não proporciona resultado escolares bem sucedidos. É preciso desconstruir esse velho modo de agir e incorporar no cotidiano do educador uma ação comprometida com a construção do aprendizado significativo.
O segundo fator que dificulta essa mudança se dá pelo fato da escola estar inserida numa sociedade excludente e hierarquizada, então a prática examinadora por ter característica classificatória e excludente vai de encontro com o modelo social presente, tal equivalência reforça a sua utilização dentro do modelo escolar. Se opor ao que é dado como natural e habitual não é fácil, neste caso para haver uma grande transformação no ensino é necessário fazer mudanças no âmbito político.
O terceiro fator que compromete a mudança na conduta do professor está relacionada com sua própria vivência dentro da escola, por vezes este profissional acaba replicando os mesmos atos ao qual foi submetido. Deste modo, ele reproduz de forma automática o que está incorporado ao seu inconsciente.
Portanto, a mudança do ato de examinar para avaliar na escola requer uma conversão no sentido de substituir conceitos e modos de agir que não remetem a real função do professor. Sua conduta profissional com vista produzir melhorias nos resultados do ponto de vista da aprendizagem.

Referência:

LUCKESI,Cipriano Carlos. De examinar para avaliar, um trânsito difícil, mas necessário.  In:LUCKESI,Cipriano Carlos.Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.67-72.

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